terça-feira, 6 de outubro de 2009

I CONGRESSO NACIONAL DE PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA

CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família
Comissão Nacional de Pastoral Familiar
Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família – CENPLAFAM
I Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família
Curitiba, 16, 17 e 18 de Outubro de 2009

Brasília, 22 de Junho de 2009

À
Estimados Irmãos em Cristo
Por iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, apoiando-se na Comissão Nacional de Pastoral Familiar e na Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (CENPLAFAM), será realizado, de 16 a 18 de Outubro o
I CONGRESSO NACIONAL DE PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA
Coube ao Regional Sul II – CNBB, à Arquidiocese de Curitiba e ao CENPLAFAM – Curitiba sediar o evento. Neste sentido, os convidamos para que se façam presentes no referido Congresso, aberto aos agentes de pastoral das áreas de Família, Saúde, Juventude, Educação e outras.
O lema do Congresso “Gerar a Vida com Responsabilidade”, realça a importância de reflexões aprofundadas sobre a sexualidade humana, constituição de nossas famílias e métodos de planejamento familiar, dando especial atenção aos métodos de planejamento natural da família.
Em nossas atividades pastorais, somos confrontados com o relativismo, a degeneração dos costumes e o desvirtuamento da sexualidade. É necessária, então, uma reta compreensão da sexualidade em nossos ambientes familiares, tanto entre esposos, como na educação dos filhos, para dar respostas positivas, convictas, exatas e concretas, especialmente quando nos cabe, como Igreja, levar nossa mensagem aos ambientes de jovens, alunos, noivos, assistência a saúde e relacionamentos familiares.
Desejamos contar com a presença de participantes de todo o Brasil, de todas as pastorais, movimentos e outras áreas eclesiais. Alegramo-nos, desde já, por sua presença, certos de que juntos podemos construir uma Igreja bonita, acolhedora e missionária, atenta aos desígnios do Senhor Deus.
Pedimos repassar este convite a todos que atuam em sua organização, a níveis regionais, diocesanos e paroquiais.
Anexamos folder e ficha de inscrição, que contêm todos os detalhes necessários para o comparecimento ao evento, os quais poderão ser duplicados à vontade.
No que diz respeito à hospedagem, indicamos opções de hotéis, para podermos ficar mais próximos uns dos outros, e também para conseguirmos proporcionar condução hotel/evento/hotel. Assim, pedimos fazer suas reservas diretamente aos hotéis propostos, com a antecedência possível, pois as vagas são limitadas.
Tentando dar vida ao nosso discipulado, rogamos que Nossa Senhora interceda por todos nós, para que o Cristo Mestre nos ajude a construir uma Igreja una, santa, católica e apostólica.
Saudações Cristãs
Dom Orlando Brandes
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - Arcebispo de Londrina (PR)