quinta-feira, 9 de julho de 2009

20 DICAS PARA MELHORAR NOSSA COMUNICAÇÃO

1. SEJA VOCÊ MESMO: A naturalidade está acima de tudo. Não seja superficial, querendo ser o que não é. Nenhuma técnica poderá superar a naturalidade. Seja sempre natural.

PRONUNCIE BEM AS PALAVRAS: Pronunciar completamente todas as palavras, principalmente sem engolir os “r” e “s” finais, melhora a compreensão dos ouvintes e a imagem de quem fala.

3. FALE COM BOA INTENSIDADE: Se falar muito baixo, quem estiver distante não entenderá. Se falar muito alto, poderá irritar os ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente, mas sem nunca perder o entusiasmo e a vibração.

4. FALE CLARO: Use a voz de modo que ela chegue a todos. A palavra pronunciada deve ser clara e entendida. OBS: nunca fale com a cabeça para baixo; pois sua voz sairá baixa e sem “eco”. Erga o pescoço e fale olhando para frente...

5. FALE COM BOA VELOCIDADE: Não fale rápido demais, principalmente se a sua dicção for deficiente. Também não fale lentamente, com pausas prolongadas, pois poderá entediar o ouvinte.

6. FALE COM BOM RITMO: Altere a altura e velocidade de fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Velocidade e altura inconstantes acabam por desinteressar os ouvintes.

7. TENHA UM VOCABULÁRIO ADEQUADO: Um bom vocabulário deve estar isento de termos pobres e vulgares como “palavrões” e “gírias”. Também não se deve usar palavras muito difíceis. O ideal é ser simples e objetivo, para facilitar a compreensão da mensagem.

8. FALE SIMPLES: Foi o que Jesus fez, ao utilizar diversas parábolas a partir da realidade em que estava inserido. OBS: a leitura de bons livros, poderá nos ajudar a melhorar nossa argumentação e esclarecer nossas idéias.

9. FALE COM CARINHO: Cative os ouvintes quando estiver falando: transmita amor, carinho, gosto, prazer, alegria, interesse. O povo quer “vida”, não “discursos acadêmicos”.

10. FALE COM EMOÇÃO: Fale com entusiasmo, com convicção, certeza, emoção, firmeza, disposição, fé. Vibre com a sua mensagem, demonstre emoção e interesse nas suas palavras e ações. Assim, terá autoridade para interessar e envolver seus ouvintes. Segundo o Evangelista Marcos, Jesus falava “com autoridade”. Você já percebeu que é também o discurso dos Meios de Comunicação de Massa, hoje? Discurso de autoridade: com afirmações e convites, utilizando o método da “persuasão”.

11. FALE COM OBJETIVIDADE: Seja objetivo. Vá direto ao assunto, sem muitos rodeios. Não misture os assuntos. Lembre-se: vale mais poucas palavras objetivas, que muitas palavras sem atingir o alvo. Caso deva falar de “improviso”, fale pouco e com frases corretas.

12. MANTENHA UMA POSTURA CORRETA: Ao falar, evite colocar as mãos nos bolsos, na cintura, coçar a cabeça, pôr a mão no nariz, tossir, cuspir, cruzar os braços ou debruçar-se sobre a mesa ou até ficar segurando objetos enquanto expõe suas idéias. Solte os braços naturalmente ao longo do corpo e gesticule com moderação. Não deixe os ombros caídos, mantenha o semblante sempre descontraído e, se possível, sorridente. Fique atento para que a expressão de seu rosto esteja sempre de acordo com aquilo que está afirmando. Ex: não dá para falar da “Ressurreição” com o rosto demonstrando a “sexta-feira da paixão”.

13. TENHA INÍCIO, MEIO E FIM: Toda fala, seja simples conversa ou apresentação para uma grande platéia, precisa de início, meio e fim. No princípio procure conquistar os ouvintes desarmando suas resistências. Na segunda parte desenvolva o assunto principal de acordo com o planejamento. E, ao final, faça uma pequena recapitulação resumindo o que você falou.

14. OLHAR A EXPRESSÃO CORPORAL: Em todas as situações você deve olhar nos olhos da pessoa a quem está se dirigindo. Se for um grupo grande, fixe os olhos em partes dele alternadamente. Isso passa segurança e dá credibilidade ao que você diz. Evite fixar o olho “num só ponto”. Use todo o corpo ao se comunicar. Expresse através de gesticulação serena. Lembre-se: não é bom ficar andando “rapidamente” de um lado para o outro e nem ficar parado.

15. CUIDE DA APARÊNCIA: Estar bem cuidado e vestido adequadamente, de maneira simples e de acordo com o ambiente, é fundamental.

16. OPORTUNIDADES: Jesus disse: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho”. Perca o medo e anuncie a Boa-Nova quando as chances se apresentarem.

17. TREINO: Exercite e treine para falar sobre os assuntos dos quais vai tratar. Isso ajuda a ordenar os pensamentos e dá clareza ao seu raciocínio, o que é fundamental para convencer os demais das suas idéias. Quando for convidado a falar sobre algum assunto, não vá sem preparar, de improviso... Prepare bem o que vai dizer. Anote em uma folha as principais idéias.

17. ESTUDO: Ler bastante e estudar os assuntos com os quais lida são fundamentais para obter sucesso. Informe-se sobre tudo o que puder e use suas informações quando necessárias.

18. RELACIONAMENTO: É preciso ter muito cuidado para não ser muito agressivo e nem extremamente submisso. Saiba expressar-se e dar suas opiniões com jogos de cintura, dialogar e manter um relacionamento cordial e fraterno.

19. EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO: é fundamental para um bom desenvolvimento da oratória. Faça-o sempre!


Queridos amigos e amigas da PasCom vamos treinar! O maior instrumento de vida,
de comunhão e de comunicação é você! Todo dia é um treinamento!

Pe. Ademir da Guia Santos
Assessor Diocesano da PasCom