quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Beatificação de Chiara Luce

Nesta semana estamos nos mobilizando no sentido de fazer com que a notícia da Beatificação de Chiara Luce chegue às emissoras de TV. Segue proposta do Faro, da Cidade Nova.

Olá pessoal! Está se aproximando o dia da solenidade de beatificação de Chiara Luce. Um evento extraordinário, pelo que ele representa para os jovens e para todos nós. De fato, Chiara Luce pode ser apresentada como um modelo de vida para todos. Ela apresenta um caminho de perfeição e de realização no amor que pode ser seguido por todos.Nesse sentido, seria uma pena não aproveitarmos dessa oportunidade para apresentar esse modelo ...– que traz consigo uma esperança e um caminho para os jovens - ao maior número possível de pessoas. Um modo para isso é tornar a beatificação um fato jornalístico, ou seja, chegar até a grande mídia com a mensagem de Chiara Luce. Teríamos muitos modos de suscitar o interesse da mídia. O primeiro deles é mostrar que a vida Chiara Luce exerce um forte fascínio sobre milhões de jovens do mundo inteiro, sobretudo pela força que ele exerce, pela sua juventude; pela sua vida ativa, comprometida, aberta, cheia de relacionamentos; pela sua beleza e pela sua energia. Em síntese, pelo novo modelo de santidade que ela representa. Uma santidade fundamentada na relação e no amor ao irmão.E, quem sabe, quantas outras motivações cada um pode encontrar para que Chiara Luce seja conhecida. Pois é! A nossa ideia é que façamos chegar de modo espontâneo, simples e direto – a jornalistas e a emissoras de televisão - os motivos que nos ligam à vida de Chiara Luce, que queremos fazer conhecida e imitada. Por isso, sugerimos que escrevamos para jornalistas e diretores sugerindo a cobertura do evento de beatificação (reconhecimento de Chiara Luce como modelo de vida e de amor ao próximo) ou uma reportagem sobre ela. Uma coisa que poderia ser útil é comunicar o que será realizado em todo o Brasil – nas regiões, nas cidades... – para acompanhar esse evento .Abaixo, vão algumas sugestões de contatos. Chamamos a atenção para o contato com Ilze Scamparini, correspondente da Globo na Itália. Seria legal cada um procurar o contato dos editores dos principais telejornais locais para fazer a sugestão da pauta.
Contatos: Tomás Absalão - produtor Bom Dia Brasil (Rio) - tomas.absalao@tvglobo.com.br;
Marcos Aidar - produtor do Jornal Hoje (SP) - marcos.aidar@tvglobo.com.br;
Cristiana Souza Cruz - chefe de produção do JN (Rio) - (Fico devendo ...);
Ilze Scamparini - correspondente da Rede Globo na Itália ilze.scamparini@tvglobo.com.br
Cristiana Souza Cruz - Chefe de produção do JN cristianasouzacruz@tvglobo.com.br
.........................................
Quando Chiara partiu para o Paraíso enviamos e-mails para a Globo e conseguimos que exibissem uma reportagem.
Encaminho o link para enviarmos e-mails sugerindo uma reportagem sobre Chiara Luce!
http://g1.globo.com/fale-conosco.html
é bem rápido...
tem também esse, mas precisa ser cadastrado.

http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx

Uma pessoa enviou assim:
"Olá, gostaria de sugerir um assunto para reportagem. Se trata da cerimônia de beatificação de uma jovem chama Chiara "Luce" Badano. Ela viveu na Itália nos anos 80-90 e morreu aos 18 anos. Será beatificada, entre outro motivos, pela forma com que aceitou sua doença e morte, e como aceitou e lidou com o sofrimento, servindo de exemplo para todos, principalmente os jovens.
Ressalto que é algo inovador por vários aspectos, mas um deles é que seus pais estarão presentes na cerimônia, coisa bem diferente dos santos que ouvimos dizer dos séculos passados. "

*OBS
Em Ponta Grossa, pensamos em nos reunir com toda a comunidade para assistirmos juntos a transmissão. Portanto nossa reuniao desta sexta, transferimos pra sabado a tarde, dia 25 de setembro, na IGREJA SAO JOSE.



Como é tambem um importante momento para a realidade dos jovens, será feito uma pequena jornada aberta, que começará às 14h com o programa abaixo:


14:15h: Canções


14:30h: Vídeo feito pelos gen sobre a Santidade. Foram feitas entrevistas para várias pessoas perguntando o que significa santidade para cada um, é um vídeo bem dinâmico!


14:40h: Meditação do Papa João Paulo II "Precisamos de Santos"


14:45h: Apresentação rápida do movimento Gen e quem somos nós


14:50h: Explicação da diferente entre: Venerável, Servo de Deus, Beato e Santo


15h: Interlavo (este intervalo é para a preparação da transmissão)


15:30h: início da transmissão da festa


17:30h Final da transmissão e conclusão

Podemos convidar todos que quisermos. Sera uma tarde bem legal.
Lembramos e reforçamos o pedido de quem puder, levar algo para o lanche.
Aguardamos todos la.