terça-feira, 6 de abril de 2010

CNBB debate a usina de Belo Monte


Nesta quinta-feira, 8, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza um debate sobre a construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. O debate acontece nos estúdios da Rede Vida de Televisão, em Brasília, a partir das 10h.

Os espectadores poderão acompanhar a transmissão ao vivo, pela Rede Vida. O evento terá a participação do bispo prelado do Xingu, dom Erwin Kräutler. Ele é uma das vozes mais conhecidas contra o projeto da hidrelétrica, considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O debate terá a mediação do jornalista Beto Almeida e contará com representantes do Governo Federal, da Eletrobrás, da Subprocuradoria Geral da República e do pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Francisco Del Moral Hernandez.

A decisão de realizar do debate foi tomada na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep) no mês de fevereiro com o objetivo de envolver a sociedade nas discussões da obra. Na ocasião, o Conselho emitiu uma nota em que mostrava sua preocupação com a construção da usina por causa dos impactos ambientais e do desalojamento das famílias na região.

“Não é possível apoiar processos que ameaçam a vida de comunidades tradicionais e de outros habitantes da região e agridem, desrespeitam e destroem o meio ambiente”, disseram os bispos.

O Consep pediu que as autoridades brasileiras tomassem “as devidas providências a fim de que não tenha início a execução do projeto antes de proporcionar reais oportunidades para que as populações implicadas possam debatê-lo, apresentar suas propostas e tenham suas considerações respeitadas”.

O leilão está marcado para o dia 20 de abril. Os movimentos sociais, a Igreja e lideranças indígenas da região são contrárias à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados.


FONTE:SITE CNBB http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/2864-cnbb-debate-a-usina-de-belo-monte