quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MENSAGEM DA IGREJA DO PARANÁ AOS SEUS CATEQUISTAS


Caríssimas(os) Catequistas!!
A Igreja no Estado do Paraná, reunida em Maringá, por ocasião da XXXª Assembléia do Povo de Deus, com a presença de todo o episcopado paranaense, muitos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos agentes ação evangelizadora, representando todas as forças vivas da Igreja em nosso estado, refletindo sobre o tema da Iniciação Cristã, quer dirigir seu olhar de afetuosa gratidão a cada um dos aproximadamente 60.000 catequistas, que se fazem missionários nos centros urbanos, nos bairros e periferias das nossas cidades, nas comunidades (matrizes e capelas) do interior, nos acampamentos, nas aldeias e nas comunidades quilombolas.
Queridas(os) Catequistas,
- Damos graças ao Senhor Deus Pai porque quando lhes foi dirigido o convite a tornarem-se catequistas, sua disposição foi generosa, foi disponível, foi serviçal. Talvez tenha lhes exigido reflexão, quem sabe até renúncias..., mas Ele, o grande Senhor, não ficou sem respostas.
- Damos graças ao Senhor Deus porque, como catequistas, precisaram suportar amarguras, ingratidões, incompreensões, as vezes também indiferenças. Até desanimaram. Mas o Senhor veio consolar suas lágrimas..., e vocês continuaram.
- Damos graças ao Senhor Deus por tudo quanto ensinaram, por tudo quanto aprenderam, por tudo quanto transmitiram. Talvez até não tenham se sentido suficientemente capazes. Talvez os catequizandos tenham esquecido algumas coisas... mas nunca se esquecerão que foram amados por seus catequistas.
- Damos graças ao Senhor Deus pelo testemunho vivenciado nos muitos encontros com seus catequizandos, nas celebrações, nas comunidades. Talvez haja quem dentre eles, catequizandos e familiares, não tenham compreendido tudo... mas os que estavam à procura de Deus perceberam que Ele era amado.
Com freqüência Jesus se dirigiu aos discípulos com voz clara e forte: “Não temais”. Como Igreja, queremos expressar nossa afeição por vocês catequistas, suplicando:
- Já conheces Senhor situações de discípulos desanimados e desmotivados. Em Emaús caminhaste com aqueles dois...Vem caminhar, vem reanimar, vem encantar os discípulos catequistas que se vêem abatidos. Aqueles retornaram a Jerusalém. Recria o caminho dos nossos.
- Senhor, no Cenáculo rezaste: “Para que todos sejam um, Pai,... e o mundo creia que tu me enviaste”(Jo 17,21)... Fortalece os catequistas e nós, ao amor que perdoa, que aproxima, que acolhe, que refaz a unidade.
- Senhor, há catequistas que se vêem cansados por tantas atividades. Até esgotados. Estando em caminho, entraste na casa de Marta e Maria. E fizeste ver qual é a “melhor parte” (Lc 10,38-42). Vem, Senhor, entrar na casa de nossos catequistas, nos seus corações, e mostra-lhes quais são as tuas opções.
- Nossos catequistas estão em busca de intimidade contigo, Senhor. Mas há situações em que encontram dificuldades para orar, para ouvir tua Palavra. Um dia os discípulos te pediram: “Senhor, ensina-nos a rezar”. E Tu os ensinaste: “Pai nosso.... seja feita a tua vontade” (Lc 11,1-4). Faze, Senhor, com que nossos catequistas possam se ver muito amados e íntimos ao Pai.
O Espírito de Deus foi a grande promessa de Jesus aos discípulos; foi a alma, a força e a inspiração dos catequistas dos primeiros dias da Igreja; foram dias de fecunda catequese catecumenal; e Ele conduzia aqueles caminhos de educação da fé e de adesão ao discipulado de Jesus Cristo. Como Igreja, a Ele queremos nos expressar em favor dos nossos catequistas:
- Foste prometido, ó Espírito de Deus, para “guiar em toda a verdade” os discípulos de Jesus (Jo 16,13). Inspira nossos catequistas e encontrar na Leitura Orante da Sagrada Escritura a ternura de Deus que se tornou palavra escrita.
- Espírito de Deus, em caminho havia um estrangeiro que queria conhecer a Palavra. Aproximaste dele Filipe, para ensiná-lo. Ele dizia: “Como posso entender se ninguém me orienta”? (At 8,29-31). Suscita, pois, estes mesmos anseios em nossos catequistas. E que nossa Igreja continue a reconhecer quanto é precioso para ela mesma formar bem estes seus servidores.
- Espírito Santo, já no primeiro anúncio da Igreja, Pedro assegurou tua presença entre os que aderiam a Jesus. E ricos de tua graça eles eram perseverantes na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na partilha do pão e nas orações (At 2,42-44). Era o caminho da Iniciação Cristã. Move hoje nossa Igreja, e nela os catequistas, a formas criativas daquelas experiências, para que, como ontem, também hoje Jesus Cristo seja conhecido e amado.
- Espírito Santo, foste a “força” dos primeiros discípulos para que testemunhassem Jesus Cristo em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os confins do mundo” (At 1,8). Encoraja nossos catequistas ao testemunho vigoroso, a irradiarem a alegria de serem discípulos missionários de Jesus.
Queridas(os) Catequistas, como Igreja no estado do Paraná, reunida em assembléia, dispomo-nos a um caminho de reflexão, de estudos e aprofundamento, de oração e de experiências no processo de Iniciação Cristã com nossos catequizandos. Não se trata apenas de uma tarefa de catequistas, mas de uma responsabilidade de toda a Igreja. Vemos que esta, a Iniciação, é uma questão de fidelidade à Igreja dos tempos dos Apóstolos. E os cristãos do presente e do futuro, aqui no Paraná, pedem de nós hoje, a mesma motivação daqueles de ontem. Neste Ano Catequético, desejamos que aconteça com todos nós o que se verificou em Emaús: que “nossos corações ardam enquanto Ele nos fala”. Coragem, querido irmão e irmã catequista.
Impregnados de profunda gratidão por tanto amor oferecido à causa da Catequese, neste Dia da Bíblia, os participantes da XXXª Assembléia do Povo de Deus, do Regional Sul II, louvam o Senhor pelos catequistas do Paraná, pois que, através delas e deles, muito amor de Deus, muitos sonhos de Deus, chegam às nossas crianças, aos nossos adolescentes, a muitos jovens e adultos. Que seja a Palavra do Senhor a inspirar suas melhores palavras. Que a certeza que brota da fé e serena os corações os mantenha sempre capacitados à Boa Nova do amor de Jesus. Que a catequista de Nazaré, Mãe de Jesus, Mãe dos discípulos, Mãe dos catequistas, no nosso Paraná venerada sob o nome de Nossa Senhora do Rocio, por sua intercessão, ajude nossos catequistas a conservar e meditar em seus corações sobre a nobreza e grandeza da missão catequética. E que por sua graça nunca falte aos nossos catequistas o encanto por “fazer tudo o que Ele disser” (Jo 2,5).