![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJU4VdeX9mnMEjXOkUsOKb_VhPRqoB3hzfjlivJk-VxUQjfFUIW3MWl5HVDeOjLL6t2l5rLIbuenwjAsdyBzaXvGlRElmfNSpRVx11PGfCUwuKW_8GWYvaQsgsVnTNpgr3X8FB7p442hQ/s200/Foto+PAPA.jpg)
O papa destacou ainda o papel particular do Oriente católico no diálogo ecumênico e inter-religioso. Em seguida, Bento XVI afirmou que no fraterno encontro, emergiram dos discursos proferidos, problemáticas que causam preocupações e que poderão encontrar orientações adequadas nas sedes competentes.
“Não esqueço, em particular, o apelo de paz que os senhores colocaram em minhas mãos na conclusão da Assembleia do Sínodo dos Bispos no último mês de outubro. E, falando de paz, o meu pensamento vai, em primeiro lugar, às regiões do Oriente Médio. Aproveito a ocasião para dar o anúncio da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, por mim convocada e que se realizará de 10 a 24 de outubro de 2010, sobre o tema, ‘A Igreja católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho: A multidão dos que haviam acreditado era um só coração e uma só alma”’. (At 4,32).
Os patriarcas
Foram recebidos em audiência, o patriarca maronita, cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, o patriarca de Cilícia dos Armênios, Sua Beatitude Nerses Bedros XIX Tarmouni, o patriarca dos Sírios de Antioquia, Sua Beatitude Ignace Youssef III Younan, o patriarca caldeu, cardeal Emmanuel III Delly, do patriarca de Antioquia dos Greco-melquitas, Gregorio III Laham, do patriarca latino de Jerusalém, dom Fouad Twal, e o patriarca copta, Antonios Nagib.
Informações da Rádio Vaticano