segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bento XVI anuncia Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio

O papa Bento XVI recebeu em audiência na manhã deste sábado, 19, em Castel Gandolfo, sete patriarcas católicos. Durante a reunião o pontífice afirmou que o encontro reflete o desejo de tornar mais sólida a comunhão das igrejas com o sucessor de Pedro e de examinar juntos, eventuais temas de particular importância, como o Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, do próximo ano.
O papa destacou ainda o papel particular do Oriente católico no diálogo ecumênico e inter-religioso. Em seguida, Bento XVI afirmou que no fraterno encontro, emergiram dos discursos proferidos, problemáticas que causam preocupações e que poderão encontrar orientações adequadas nas sedes competentes.
“Não esqueço, em particular, o apelo de paz que os senhores colocaram em minhas mãos na conclusão da Assembleia do Sínodo dos Bispos no último mês de outubro. E, falando de paz, o meu pensamento vai, em primeiro lugar, às regiões do Oriente Médio. Aproveito a ocasião para dar o anúncio da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, por mim convocada e que se realizará de 10 a 24 de outubro de 2010, sobre o tema, ‘A Igreja católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho: A multidão dos que haviam acreditado era um só coração e uma só alma”’. (At 4,32).
Os patriarcas
Foram recebidos em audiência, o patriarca maronita, cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, o patriarca de Cilícia dos Armênios, Sua Beatitude Nerses Bedros XIX Tarmouni, o patriarca dos Sírios de Antioquia, Sua Beatitude Ignace Youssef III Younan, o patriarca caldeu, cardeal Emmanuel III Delly, do patriarca de Antioquia dos Greco-melquitas, Gregorio III Laham, do patriarca latino de Jerusalém, dom Fouad Twal, e o patriarca copta, Antonios Nagib.


Informações da Rádio Vaticano