quarta-feira, 10 de junho de 2009

Corpus Christi - Procissão - Ponta Grossa


CORPUS CHRISTI

11 de Junho/2009

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."

História
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas.A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

Na Igreja Católica, a Eucaristia é um dos sete sacramentos. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica[1], a Eucaristia é " o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna." (n. 271)

Segundo o papa João Paulo II, em sua encíclica Ecclesia de Eucharistia, a Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de céu que se abre sobre a terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho. Ainda nessa encíclica, é chamada atenção para o fato significativo de que no lugar onde os Evangelhos Sinópticos narram a instituição da Eucaristia, o evangelho de João propõe a narração do lava-pés, gesto que mostra Jesus mestre de comunhão e de serviço; em seguida o papa atenta para o fato de que mais tarde o apóstolo Paulo qualifica como indigna duma comunidade cristã a participação na Ceia do Senhor que se verifique num contexto de discórdia e de indiferença pelos pobres.



Diocese de Ponta Grossa

Várias Cidades e Paróquias que estão no território da Diocese de Ponta Grossa realizam a Procissão de Corpus Christi. Os católicos procuram preparar as ruas com criatividade, com arte e beleza, para demonstrar seu amor à Presença de Cristo na Eucaristia. Acontece a Celebração da Eucaristia em todas as Paróquias. Em Ponta Grossa acontece a procissão como tradicionalmente tem sido feito. Saída do Asilo São Vicente de Paulo às 14:30 hrs.

Gesto Concreto – doação de alimentos não perecíveis e medicamentos

Neste ano os fiéis que participam da Procissão de Corpus Christi são convidados a praticar um gesto de solidariedade cristã com a doação de alimentos não perecíveis e medicamentos que não usam mais e que estão dentro do prazo de validade, que serão encaminhados para a Farmácia da Partilha em Ponta Grossa. Haverá caminhões e pontos de coleta caracterizados ao longo das avenidas e ruas por onde passa a procissão em Ponta Grossa na região central.

Tema da Procissão de Corpus Christi deste ano em Ponta Grossa

“Eucaristia - Alimento de Vida, Fonte de Justiça e Paz”

A sugestão para a arrumação das ruas e avenidas por onde passará a Procissão com o Cristo Eucarístico deste ano segue a linha do tema geral. Enfocamos a Eucaristia, as Santas Missões Populares e a Evangelização da Juventude, porém, o grande destaque é o tema da Campanha da Fraternidade que nos alertou e nos chamou à conversão na questão da segurança pública, diante do quadro de insegurança geral e o convite sempre urgente para uma sociedade de justiça e de paz.

“Vamos participar demonstrando nossa religiosidade e com Jesus Cristo na Eucaristia vamos manifestar nosso desejo de uma sociedade de justiça e paz, onde reine a fraternidade. Ao mesmo tempo vamos reconhecer a presença de Cristo nos irmãos doentes, necessitados e carentes, e fazer nosso gesto de doação solidária”.



Obs.: A Procissão se realiza em qualquer situação climática.

Desde a manhã as pessoas e lideranças das Paróquias, Pastorais e Movimentos estarão enfeitando as ruas da cidade por onde passará a Procissão. Pedimos o devido cuidado dos motoristas para evitar acidentes e transtornos, haja visto, que haverá adultos, jovens e crianças arrumando as ruas por onde passará a procissão.

A Procissão de Corpus Christi será transmitida pela Radio Santana - Am 900 KHZ. Traga seu radio para acompanhar a procissão.

Nosso profundo agradecimento à todas as pessoas e autoridades envolvidas na procissão de Corpus Christi.



Pe. Ademir da Guia Santos.

Assessor Diocesano das Comunicações

Diocese de Ponta Grossa.