sexta-feira, 30 de outubro de 2009

I SEMINÁRIO SOBRE REALIDADES JUVENIS - ORTIGUEIRA - PARANÁ


Tema: Juventude em marcha contra a violência.
Dia: 05 de Novembro de 2009.
Local: Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião - Ortigueira.
Temáticas: Realidades Juvenis na Atualidade: Desafios e Perspectivas".
Juventude em marcha contra a violência. O que fazer?
Inscrições e Informações:
Secretaria Paroquial
(42) 3277-1112
ou 99066412
PasCom - Paróquia São Sebastião - Ortigueira
Diocese de Ponta Grossa - Paraná.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

domingo, 11 de outubro de 2009

Papa Bento XVI canoniza cinco novos santos

CIDADE DO VATICANO, 11 OUT (ANSA) - O papa Bento XVI canonizou neste domingo cinco novos santos católicos em uma cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
São eles o polonês Zygmunt Szczesny Felinski, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Família de Maria; a francesa Marie de la Croix, criadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres; o padre belga Jozef Damian de Veuster, que dedicou sua vida à assistência de pessoas com hanseníase no Havaí; e os espanhóis Rafael Arnaiz Baron, religioso da ordem trapista, considerado um dos grandes místicos do século XX, e Francisco Coll y Guitart, fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciação de Nossa Senhora.
A Eucaristia foi celebrada por nove arcebispos, 14 bispos e 20 sacerdotes. Bento XVI mencionou os exemplos de vida de todos os beatos, dando ênfase a seus feitos em favor do próximo e pelo amor a Deus.
A perfeição dos santos, disse o Papa, "na lógica da fé às vezes humanamente incompreensível, não consiste em colocar a si mesmo no centro, mas em optar por andar contra a corrente, vivendo segundo o Evangelho".
"Estas pessoas mantiveram um sincero desejo de alcançar a vida eterna conduzindo uma honesta e virtuosa vida terrena", complementou.
Cerca de 50 mil fiéis acompanharam a missa, que foi assistida também por autoridades dos países de origem dos novos santos.
Estiveram presentes o rei belga, Alberto II, e a rainha Paola, o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, o primeiro-ministro francês, François Fillon, e o chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos.
Em nome do governo dos Estados Unidos, nação à qual pertence o Havaí, participaram o embaixador junto à Santa Sé, Miguel Umberto Diaz, e o senador havaiano Daniel Kahikina Akaka.
Após a cerimônia, já durante o Angelus, Bento XVI saudou a presença de um grupo de pessoas que sobreviveram aos ataques de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945.
O Papa orou para que "o mundo nunca mais assista a semelhantes destruições massivas de vidas humanas inocentes".

sábado, 10 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Semana da Vida e Dia do Nascituro



AUDIO:PE JOEL NALEPA-RADIO SANTANA

A CNBB propõe a celebração da Semana da Vida que vai de 01 a 07 de outubro, já que o dia 08 é o Dia do Nascituro. O enfoque é a vida humana desde seu início na fecundação até seu fim natural. Os dois estágios mais frágeis da vida são os mais atacados: a vida do embrião no útero materno e a vida do idoso, especialmente, do idoso doente.
O Papa João Paulo II escreveu uma carta chamada “Evangelho da Vida” e agora o Vaticano publicou o Dicionário (Lexicon) sobre a família, a vida e questões éticas. Estes escritos, fundamentados na Bíblia, são um grito a favor da vida. A pastoral da criança, do Menor, da Juventude, são opções em favor da vida digna.
A Vª. Conferência realizada em Aparecida no mês de maio foi uma clara opção pela vida e a Campanha da Fraternidade de 2008 tem como lema “escolhe a vida”.
Os caminhos de morte são muitos, mas nós escolhemos a vida. Daí a luta pela ecologia, pelos pobres, pela inclusão social, pelos mandamentos do motorista, o mutirão de combate à fome, tudo é uma sinfonia em favor da vida. Como não defender a dignidade, a humanidade, a originalidade do embrião, do feto, do nascituro? Neste mutirão pela vida está o cuidado e atenção para com as gestantes e a educação para o amor convocando namorados, noivos e casais a serem promotores da vida. “Que os lares sejam ninhos da vida “ (Bento XVI) e que a vida seja acolhida, amada e respeitada nas famílias, na sociedade.
Cristo faz a vida livre, bela e grande e o reino de Deus é reino de vida. Somos chamados a ser profetas da vida, porque o projeto salvífico de Deus é um projeto de vida. O mandamento “não matarás” (Ex 20,13) é revelação da vontade divina e expressão da lei inscrita na natureza humana. O direito à vida precede quaisquer outros direitos. Todas as culturas reconhecem o valor inviolável da vida.
Muitas são as violações da vida como o uso de células embrionárias para pesquisa, o abortamento, a pílula do dia seguinte, métodos anticoncepcionais abortivos, a prática da eutanásia. Não podemos resolver problemas e às vezes até desordens morais praticando uma injustiça maior.
Vida sim, violência não. A prática do aborto é uma violência que desrespeita o instinto materno, os direitos do embrião, o direito à vida, o direito de nascer, nós que lutamos a favor até dos animais e da ecologia. Enfim, nossa Constituição Federal considera a vida como o valor mais importante a ser protegido pelo Estado.
A misericórdia divina de que tanto necessitamos deve fazer-nos misericordiosos com a vida intra-uterina e com a criação de institutos de defesa, apoio, proteção e assistência às gestantes. A crise ética de nossos tempos se expressa hoje na violência contra a vida e na exploração do embrião humano. Nada justifica a supressão deliberada de um ser inocente. Escolhamos a vida, os caminhos da vida, a cultura da vida e a civilização do amor.
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tradiocional Festa de São Vedelino


Tradiocional Festa de São Vedelino -Comemoração ao Ano Jubilar
17 e 18 de Outurbro de 2009
Programação:
Triudo :dias 15/16/17 de Outurbro as 19 Horas

Sabado dia 17/10
Inicio as 19 H :Pastel ,Espetinho ,Brincadeiras,Música,Apresentações(Gaitaços)
Domingo dia 18/10
Inicio as 9.30 Horas Missa Solene-Crioula
10.30 Horas Benção dos animais,carros e maquinas,em seguida procissão.
12 Horas Churrascada
14 Horas Binguinhos
Durante a tarde sorteio de rifa,pastel,espetinho,brincadeiras,musicas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Procissão de Nossa Senhora Aparecida

Procissão de Nossa Senhora Aparecida
Saida as 14 horas ,em frente do Hospital Bom Jesus ,rumo a Igreja São Sebastião ,santuário diocesano de Nossa Senhora Aparecida
Traga seu rádio pos a Rádio Santana Transmiti a procissao e missa .Radio Santana AM 900 www.radiosantana.com.br

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Tradiocional Festa de Nossa Senhora Aparecida
Agua Parada -Ivai Paraná
Dia 12/10
Programação
06 Horas Alvorada Festiva
10 Horas Santa Missa/Primeira comunhão/Coroação de Nossa Senhora Aparecida
12 Horas Queima de Fogos
13 Horas Leilão
17 Horas Sorteio da Rifa Premios 1º R$ 1.000,00 2º R$500,00 3º 250,00 4º 1 BOLO

I CONGRESSO NACIONAL DE PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA

CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família
Comissão Nacional de Pastoral Familiar
Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família – CENPLAFAM
I Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família
Curitiba, 16, 17 e 18 de Outubro de 2009

Brasília, 22 de Junho de 2009

À
Estimados Irmãos em Cristo
Por iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, apoiando-se na Comissão Nacional de Pastoral Familiar e na Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (CENPLAFAM), será realizado, de 16 a 18 de Outubro o
I CONGRESSO NACIONAL DE PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA
Coube ao Regional Sul II – CNBB, à Arquidiocese de Curitiba e ao CENPLAFAM – Curitiba sediar o evento. Neste sentido, os convidamos para que se façam presentes no referido Congresso, aberto aos agentes de pastoral das áreas de Família, Saúde, Juventude, Educação e outras.
O lema do Congresso “Gerar a Vida com Responsabilidade”, realça a importância de reflexões aprofundadas sobre a sexualidade humana, constituição de nossas famílias e métodos de planejamento familiar, dando especial atenção aos métodos de planejamento natural da família.
Em nossas atividades pastorais, somos confrontados com o relativismo, a degeneração dos costumes e o desvirtuamento da sexualidade. É necessária, então, uma reta compreensão da sexualidade em nossos ambientes familiares, tanto entre esposos, como na educação dos filhos, para dar respostas positivas, convictas, exatas e concretas, especialmente quando nos cabe, como Igreja, levar nossa mensagem aos ambientes de jovens, alunos, noivos, assistência a saúde e relacionamentos familiares.
Desejamos contar com a presença de participantes de todo o Brasil, de todas as pastorais, movimentos e outras áreas eclesiais. Alegramo-nos, desde já, por sua presença, certos de que juntos podemos construir uma Igreja bonita, acolhedora e missionária, atenta aos desígnios do Senhor Deus.
Pedimos repassar este convite a todos que atuam em sua organização, a níveis regionais, diocesanos e paroquiais.
Anexamos folder e ficha de inscrição, que contêm todos os detalhes necessários para o comparecimento ao evento, os quais poderão ser duplicados à vontade.
No que diz respeito à hospedagem, indicamos opções de hotéis, para podermos ficar mais próximos uns dos outros, e também para conseguirmos proporcionar condução hotel/evento/hotel. Assim, pedimos fazer suas reservas diretamente aos hotéis propostos, com a antecedência possível, pois as vagas são limitadas.
Tentando dar vida ao nosso discipulado, rogamos que Nossa Senhora interceda por todos nós, para que o Cristo Mestre nos ajude a construir uma Igreja una, santa, católica e apostólica.
Saudações Cristãs
Dom Orlando Brandes
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - Arcebispo de Londrina (PR)

Dom Damasceno também é nomeado membro da CAL

O arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis, foi nomeado pelo papa Bento XVI membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). O mandato é de 5 anos.
A Pontifícia Comissão para a América Latina é um órgão da Santa Sé que tem a função de estudar os problemas doutrinais e pastorais referentes à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina.
Dom Damasceno está em Roma participando da 2ª Assembleia Especial para o Sínodo da África. Em intervenção no encontro, dom Damasceno compartilhou a caminhada da Igreja na América Latina e manifestou sua alegria em participar da Assembleia. Ele destacou o papel fundamental do Sínodo para a Igreja.
Dom Geraldo Lyrio
O arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi nomeado pelo papa Bento XVI membro da CAL no sábado, 3. A notícia lhe foi transmitida por carta assinada pelo cardeal Re e Mons. Octaviano Ruiz, respectivamente, presidente e vice-presidente da CAL. A nomeação, segundo ofício da Secretaria de Estado do Vaticano, foi assinada pelo papa no dia 8 de setembro.
FONTE:SITE CNBB www.cnbb.org.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Iª Conferência Livre de Comunicação de Ponta Grossa

Quando? 14 de outubro/09, 4ª-feira
Horário? 18:00 horas
Local? Grande Auditório da UEPG – Campus Central
Programação:
17:00 h – credenciamento
18:00 h – Abertura oficial (representação da sociedade civil e Comissão Org. ConfeCom PR)
18:30 h – Mesa Temática: Direito à Comunicação & Cidadania.
Painelistas: Paixão (APP), Narciso Pires (Tortura Nunca Mais/PR), Kátia Brembatti (jornalista, mediadora).
19:15 h- Mesa Temática: Mídia Comunitária & Democratização da Sociedade.
Painelistas: L.C.Dzulisnki (RádioCom Princesa FM), M.Lúcia Becker (Portal Comunitário), Pe. Ademir (mediador).
20:00 h – Intervalo (Café Interativo!)
20:15 h – Mesa Temática: Inclusão Digital & Diversidade Cultural.
Painelistas: João P. Melo (Soy Loco!), Edson Silva (Mov. Software livre), J.Carlos Dias (jornalista TVE PG, mediador)
21:00 h – Plenária Final. Propostas levantadas (ações e estratégias por uma Política Pública de Comunicação). Carta PG pela Democratização da Mídia..
22:15 h – Encerramento.
Contato e/ou Informações:
Fone (42) 3220 3389
E-mail: agenciadejornalismo@uepg.br

sábado, 3 de outubro de 2009

Lançado concurso para letra do hino da CF 2011

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2011. O hino será escolhido em duas etapas: Na primeira, será feita a escolha da letra, com prazo de entrega das composições até dia 01 de dezembro de 2009; na segunda, será feito o concurso para a música, até abril de 2010.
A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema: “Fraternidade e a vida no planeta”, e o lema é: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta é o objetivo geral da campanha.
“A CNBB solicita a colaboração de todos os poetas para a criação de um texto belo e profundo que possa servir de hino para a Campanha da Fraternidade de 2011”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.


MAIORES INFORMAÇÕES WWW.CNBB.ORG.BR

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA

COM GRANDE ALEGRIA CONVIDAMOS A TODOS PARA A
FESTA EM LOUVOR A N S APARECIDA
CAPELA N S da CONCEIÇÃO APARECIDA
NO 31 DE MARÇO
NOVENAS
03 e de 05 a 10 de Outubro as 19:30
04 e 11 as 10:00
BINGÃO
Dia 09 de Outubro – 01 APARELHO DVD
Dia 10 de Outubro – 01 CENTRIFUGA DE ROUPAS
Dia 11 de Outubro - as 14:00 - R$ 200,00
as 16:00 – 01 MICROONDAS
as 18:00 – R$ 2.000,00
CARTELA PARA CONCORRER AOS 5 PREMIOS APENAS R$ 8,00, A VENDA COM OS MEMBROS DE PASTORAIS E MOVIMENTOS DA CAPELA APARECIDA.
SUA PRESENÇA MUITO NOS AGRADA, VENHA, COMPAREÇA...
PS: SE POSSIVEL COLOCAR NOS AVISOS PAROQUIAIS DESTE FINAL DE SEMANA.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Reunião do COMIRE

Olá Amigos e Amigas Missionários (AS) membros do COMIRE,
Escrevo para confirmar nossa reunião conforme consta, no Calendário da CNBB Regional Sul II.
DIA 05 DE OUTUBRO
LOCAL: SEDE DA CNBB REGIONAL SUL II
Rua Saldanho Marinho, 1266 (41) 3224-7512 CURITIBA
Sugestão de pauta:
8h00: Café da Manhã
8h30: Oração Inicial: Elaine - Infancia Missionária
Assunto:
Partilha dos COMIPROs, entrega da folha com os endereços e Calendário de 2010
Mês missionária Outubro.
Partilha do encontro da Equipe Ampliada da Missão Continental em Brasilia
Partilha da Assembléia do Povo de Deus.
OUTROS...........
Comunicações:
CURSO ALFA EM BOGOTÁ
EFAINS 2010,
CURSO MISSIONÁRIO PARA O CLERO EM BRASILIA.
CURSO PARA OS COMIDIS EM BRASILIA.
OUTROS.............
Espero contar com a vossa preciosa presença.
Oração de encerramento: CIMI. Ir. Cristina
12h00 Almoço

JANTAR FRANCISCANO - PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO

Jantar franciscano na Paróquia Imaculada Conceição no dia 10 de outubro de 2009.
Valaor R$ 12.00
Cardápio: Bife a rolê, frango assado, macarrão ao molho branco, dois tipos de arros, farofa, banana à milanesa, maionese e saladas diversas.
Ingressos voce encontra na secretaria paroquial da Imaculada Conceição, na Igrejinha de Uvaranasa, av. Carlos Cavalcanti 361.
Adquira o seu ingresso e bom jantar.
Paz e bem!
Fr. Luiiznho Marafon

Comunicado à imprensa

A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esclarece que, contrariamente ao que foi veiculado pela imprensa nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, a CNBB não emitiu nenhuma nota em apoio à indicação de qualquer candidato ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Esclarece, ainda, que a opinião do Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, divulgada pela imprensa, foi dada em uma entrevista, concedida após a indicação do Dr. Antônio Toffoli já ter sido oficialmente anunciada. Na ocasião, Dom Dimas expressava os votos de que o novo Ministro pudesse desempenhar suas funções segundo os valores éticos e cristãos, e que pudesse, assim, colaborar para que a justiça se cumpra sempre mais em nosso país. A resposta, portanto, deve ser lida neste contexto.
A CNBB reafirma seu respeito à autonomia das instituições democráticas do país e às autoridades constituídas, confiando que sempre se regerão pelos princípios da justiça, da ética e da verdade.
Brasília, 1º de outubro de 2009
Pe. Geraldo Martins Dias
Assessor de Imprensa da CNBB