segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ESTÁGIO VOCACIONAL DIOCESANO

Acontecerá nos dias 19 e 20 de Setembro/2009. O início será as 12:00 do Sábado (19/09) e terminará com o almoço no Domingo. Esse estágio se destinará a vocacionados que estejam cursando o 3º Ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Será no Seminário São João Maria Vianney na Vila Liane em Ponta Grossa. Mais informações é só ligar no telefone 3238-4230 -Athanagildo ePe Valdeslei também pelo telefone 3238-1939. Profundamente agradecido e deixando um grande abraço fraterno Athanagildo Vaz Neto SAV - Serviço de Animação Vocacional Diocese de Ponta Grossa.

sábado, 29 de agosto de 2009

Música e Artes

O Ministério de Música e Artes convida você, artista de Cristo, a participar do Encontro Diocesano que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, na chácara da Copiosa Redenção, no distrito de Uvaia - Ponta Grossa/PR. O tema do encontro é:"...Tudo que respira louve ao Senhor"(Salmo 150), e o Lema: Artes no coração do Rei. haverá também workshop de música ,teatro e dança.
O evento terá inicio às 8:00 horas de sabádo e o término está previsto para às 16 horas de domingo .A pregação será ministrada pelo Irmão Gustavo (Copiosa Redenção).

*Valor do investimento:R$ 20.00.
*Informações:42-9933-3117-Juliana ,42-8806-0027 Fernando ,42-8807-9764 Antão .

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MINISTÉRIO DAS UNIVERSIDADES RENOVADAS CONVIDA.

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. (João 10, 9 – 10)”
VENHA FAZER UMA EXPERIÊNCIA COM O AMOR DE DEUS!
NESTE SÁBADO, DIA 29/08/2009, NO SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA SÃO JOSÉ.
INÍCIO: 8:00 h
TÉRMINO: 16:30 h
CONTATOS: CAMILA – 9964-5357 OU MARINA - 9911-0465
ESPERAMOS POR VOCÊ!
REALIZAÇÃO:
MINISTÉRIO DAS UNIVERSIDADES RENOVADAS
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

sábado, 22 de agosto de 2009

Site da diocese de Ponta Grossa


E o novo site da diocese já esta no ar .Esse belo trabalho foi desenvolvido pelo Pe Ademir da Guia acessor diocesano da Pastoral da Comunicação .Nesse site voce pode pesquizar toda historia da nossa diocese bem como das nossas paroquias e comunidades ,movimentos e pastorais e tambem conhecer mais o nosso clero.Pedimos orações para que mais um veiculo de comunicação continue evangelizando a todos os cantos de nossas comunidades. http://www.diocesepontagrossa.com.br/

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Para a semana da familia : Os Quatro Pilares da Família

Uma casa se apóia em quatro pilares, uma mesa em quatro pés, a natureza em quatro estações, o mundo em quatro direções, uma sala em quatro lados. Quais são os quatro pilares da família?
1. Comunidade de pessoas. O que faz a família ser uma comunidade, um lar é a convivência, o relacionamento, a comunicação das pessoas. Cada membro da família precisa estar de bem consigo mesmo, com os outros familiares, com a comunidade e com Deus. Família é reciprocidade e complementariedade entre as pessoas, é uma comunidade de vida e de amor onde se experimenta a conjugalidade, a filiação, a fraternidade, a sociabilidade.
Por ser comunidade de pessoas é necessário o diálogo, o perdão, a oração e a ternura entre seus componentes. A família é o lugar primário de humanização da pessoa, é a primeira sociedade natural, lugar de relações interpessoais entre o eu - tu formando o “nós”, isto é, a comunidade de pessoas.
2. Santuário da vida. A família, fundamentada no consenso e no amor entre um homem e uma mulher pelo sacramento do matrimonio, é o berço e o ninho da vida. Nela a vida é transmitida, gerada, nascida, acolhida, cuidada, desenvolvida. Por isso, a família é “patrimônio na humanidade”. Os pais são colaboradores de Deus e benfeitores da sociedade. Como santuário de vida a família rejeita o aborto, a eutanásia e o egoísmo na transmissão da vida. Ela é um tesouro dos povos porque é um “capital humano” a serviço da vida. Nela a pessoa recebe identidade, dignidade e personalidade.
Enquanto santuário de vida, a família protege a “ecologia humana” possibilitando a transmissão da vida e garantindo a sobrevivência humana. A consangüinidade, o parentesco, a familiaridade são valores que garantem a dignidade da pessoa e lhe conferem serenidade. A vida é o bem primário e fundamental que fundamenta todas as outras instituições e direitos. O direito à vida é inviolável. A vida, porém, é frágil. Precisa do amparo da família, dos cuidados básicos, do afeto, da presença e da fé dos pais e irmãos. Na família acontece o “evangelho da vida”. Pais, filhos, irmãos “são ministros da vida”, da dignidade, inviolabilidade e sacralidade da vida.
3. Célula da sociedade. A família educa os cidadãos, ensina as virtudes sociais, promove a aprendizagem das responsabilidades sociais e da solidariedade. Ela está no centro da vida social. É titular de direitos próprios e originários. É o lugar primário das relações interpessoais, é célula vital da sociedade.
A família é a primeira instituição social, é uma comunidade natural para o bem da sociedade, aliás, é a primeira sociedade humana. Sem a família as estruturas, as instituições e os povos se debilitam. Todo sistema social que pretende servir ao bem da sociedade não pode prescindir da família.
Ela tem prioridade em relação à sociedade e ao Estado, porque é a condição da existência da pessoa e da sociedade. Ela precede em importância e valor às funções que a sociedade e o Estado devem cumprir. Ela encontra sua legitimação na natureza humana e não no reconhecimento do Estado. A sociedade e o Estado estão para a família. Ela é célula da sociedade que tem direito a políticas familiares como: emprego, habilitações, saúde, escola, etc.
4. Igreja domestica. O sacramento do matrimonio faz dos pais os sacerdotes da família, os primeiros catequistas, os educadores da fé pelo exemplo e pelo ensino. A família é uma instituição divina e lugar de salvação e de santificação. É necessário uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar que se expressa na oração, na vivência da fé, no engajamento eclesial. Os pais têm o direito e o dever de transmitir a fé a seus filhos. Eles são mestres, catequistas e primeiros ministros de seus filhos.
Jesus cresceu em idade, sabedoria e graça na família de Nazaré. Deus no mais íntimo de seu mistério não é solidão, mas uma família. O matrimônio é sinal e instrumento do amor de Deus pela humanidade e a família é imagem da Trindade, uma aliança de pessoas, uma igreja doméstica.
FONTE : http://www.pastoralfamiliarcnbb.org.br
Dom Orlando Brandes Arcebispo de Londrina

terça-feira, 11 de agosto de 2009

N O T A O F I C I A L




A Igreja Católica na diocese de Ponta Grossa, atenta ao aumento da transmissão da Influenza A – Vírus H1N1, e reconhecendo como valor prioritário a saúde das pessoas, dom do Deus da Vida, vem a público comunicar o cancelamento de alguns eventos e divulgar decisões emergenciais.
A) Comunicações:
a. Adiamento da Ordenação Sacerdotal do diácono Fábio Sejanoski, prevista para o domingo 16 de agosto, em Irati;
b. Cancelamento da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas em Piraí do Sul, promovido pela Rádio Emissora Sant’Ana, para o domingo 16 de agosto;
c. Cancelamento do Encontro diocesano da Adolescência Missionária, programado para o fim de semana 15 e 16 de agosto;
d. Cancelamento da Peregrinação pela Família, promoção da Pastoral Familiar, Catequese e Serviço de Animação Vocacional, a realizar-se no Parque Ambiental, Ponta Grossa, no sábado 22 de agosto, como encerramento da Semana Nacional da Família;
B) Decisões e orientações:
a. Ficam suspensos os encontros da Catequese em toda a diocese, até o dia 31 de agosto;
b. Nas celebrações eucarísticas dominicais e novenas, cuide-se para manter as igrejas bem abertas e ventiladas;
c. Fica proibida a recepção da Comunhão na boca, evitando-se a contaminação pela saliva: receba-se respeitosamente na mão;
d. Omita-se o abraço da paz e dar as mãos à oração do Pai-Nosso, nas celebrações;
e. Não se utilizem, até o fim de agosto, folhetos litúrgicos e folhas de canto: prevejam-se meios audiovisuais;
f. Aconselha-se às coordenações de Movimentos, Associações e Pastorais a não realização de reuniões e cursos em ambientes fechados, para grupos numerosos;
g. Nessa pandemia, para quem está gripado é caridade cristã ficar em casa, em recuperação. Portanto, pessoa gripada está dispensada da Missa dominical, não precisando ir à igreja.

C) Advertência e convite à oração:
a. Recorde-se aos pais e responsáveis que orientem as crianças e adolescentes a não utilizar o tempo livre de escola e catequese para freqüentar outros ambientes de concentração de pessoas, o que tornaria ineficaz o controle da pandemia. Todos devemos, com responsabilidade, permanecer o quanto possível em casa, buscando o controle e término do contágio, e dando tempo para as pessoas infectadas se curarem (1 a 2 semanas).
b. . Neste sentido, pedimos a todos os sacerdotes, diáconos e pastores de almas, a promoverem orações e súplicas ao Deus da Vida, em todos os momentos de celebração, para que cesse esse flagelo e sejam poupadas muitas vidas.

Ponta Grossa, 10 de agosto de 2009.
+ Sergio Arthur Braschi
Bispo diocesano

sábado, 8 de agosto de 2009

Utilidade Pública - “Entrevista Coletiva” com o Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi.‏

OFICIO ÚNICO
Ponta Grossa, 08 de Agosto de 2009.
Aos órgãos da Imprensa – Meios de Comunicação Social.
Emissoras e Redes de Televisão, Emissoras de Rádio AM/FM/Comunitárias e Jornal Escrito.

Estimados Diretores e Jornalistas,
Através deste, queremos convidá-los para uma “Entrevista Coletiva” com o Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi.
Diante do imperativo do valor inviolável da vida humana, da preservação e do cuidado com o bem estar das pessoas, e do mandamento do amor ao próximo; também levando em conta a realidade da epidemia do vírus H1N1 – influenza, que atinge a Cidade de Ponta Grossa, os Municípios dos Campos Gerais, o Paraná e o Brasil, o nosso bispo diocesano convocou e agendou uma entrevista coletiva para “oficialmente” passar as orientações e decisões que atingem as Paróquias, Comunidades, Capelas, Pastorais, Movimentos e Associações da Diocese. Vale lembrar que a Diocese é composta de 45 Paróquias e aproximadamente 640 Comunidades numa área de abrangência de 17 Municípios.

ENTREVISTA COLETIVA COM O BISPO DIOCESANO DOM SÉRGIO ARTHUR BRASCHI
O Bispo Diocesano quer passar oficialmente através da Imprensa as “orientações e decisões” que envolvem a vida de milhares de católicos diante do avanço da epidemia do Vírus H1N1.
Dia 10 de Agosto de 2009 – Segunda Feira.
Horário: 14 horas.
Local: Espaço Cultural Sant`Ana
Rua: Pça. Marechal Floriano Peixoto, 581 – Térreo – Centro.
Cúria da Diocese de Ponta Grossa ao lado da Catedral Sant`Ana.
Fone de Contatos:
Fone: (42) 3224-1140 – Cúria Diocesana.
Fone: (42) 3028-0616 – Pe. Mario Dwulatka.
Fone: (42) 99132420 – Pe. Ademir da Guia Santos.
Nesta hora de incertezas, medos e de devidas precauções, queremos fazer da “vida e da saúde” uma bandeira de amor ao ser humano. Queremos pedir a proteção do Deus da Vida, bem como o dom do discernimento e a sabedoria dos profissionais da área de saúde para que juntos possamos colaborar para que o “ser humano tenha vida e a tenha em plenitude” (Jo 10,10). Queremos contar com a cooperação, companheirismo e parceria com os Meios de Comunicação Social. São milhares de pessoas católicas que freqüentam nossas Comunidades Paroquiais e neste sentido, o Bispo Diocesano quer oficialmente passar as orientações sobre o nosso modo de viver a fé e de participar nas Comunidades/Igrejas.
Desde já, nosso profundo reconhecimento e estima,
Pe. Mario Dwulatka – Coordenador da Ação Evangelizadora.
Pe. Ademir da Guia – Pastoral da Comunicação Diocesana.

Dom Sérgio Arthur Braschi
Bispo da Diocese de Ponta Grossa.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

COMUNICADO: Comunicamos o falecimento do Pe. Francisco Soczek

Faleceu hoje dia 06 de Agosto de 2009 em decorrência de complicaçõesno seu estado de saúde. Já fazia alguns anos o Pe. Francisco estava enfrentadosérios problemas de saúde. Neste últimos dias seus estado de saúde se agravou estava internado no Hospital Bom Jesus e nesta madrugada manhã do dia 05 para o dia 06 de Agosto, descansou nos braços do Pai Eterno. Ele era o nosso padre diocesano do clero secular mais idoso e com mais tempo de ordenação presbiteral. Será celebrada um Missa de "corpo presente" hoje às 15 horas.Na Paróquia Santo Antonio - Jardim Carvalho - Ponta Grossa com a presença do Clero. Todos os amigos e paroquianos são convidados para rezarmos pelo descanso eterno doPe. Francisco colocando sua vida com a Vida do Cristo no Altar da Eucaristia. Pe. Ademir da Guia SantosAssessor Diocesano da PasCom PE. FRANCISCO SOCZEK


Dados Pessoais:
Nascimento: Araucária – Pr - 25.09.1921 Pais: Pai José Soczek e Antonina Filipak. Irmãos: Tadeu Alcídio Soczek, Pelágia S. Panko e Bronislava S. Pábis Batismo em Araucária – Pr. - Paróquia São Miguel Crisma: Paróquia N. Sra. da Luz – Irati – Pr.
Dados dos Estudos:
Cursou a escola primária no Colégio Nossa Senhora das Graças. Terminado o curso primário, ingressou no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Lourdes, Santa Catarina, onde fez o ensino fundamental e médio. 1º Grau - Escola Seminário Arquidiocesano Brusque - SC - 1933. 2º Grau - Escola Seminário Arquidiocesano Brusque - SC - 1937.
Dados da Formação Presbiteral:
Filosofia - São Leopoldo - 1938-1940Teologia - São Leopoldo - 1938-1940 Licenciatura Plena em Filosofia - Universidade de Passo Fundo - RS - 1975
MINISTÉRIOS RECEBIDOS:
Recebeu todas as ordens menores no período de Formação Presbiteral. Foi ordenado presbítero aos 17 de Março de 1945 em Irati, pelo bispo diocesano Dom Antonio Mazzarotto. Dispensa de idade 6 meses para Ordenação Sacerdotal.
ATIVIDADES PASTORAIS:
1945 Vigário Cooperador - Cruz Machado. 1946 Vigário Cooperador- Rebouças.1947 Vigário Cooperador- União da Vitória.1948 Pároco de Rebouças.1949 à 1952 Professor do Seminário Diocese São José - PG.1952 à 1963 Pároco de Ipiranga.1963 à 1968 Reitor do Seminário São José PG.1969 à 1982 Pároco da Paróquia Santo Antônio P. Grossa. * Esta aposentado e cuidando da saúde - 2009. HOBBY:
Pescaria, leitura e estudo.